Sunday, April 29, 2007

IndieLx 2007

E não é que uma pontaria digna de um mestre do jogo das setas, me fez (no único dia que me consegui arranjar p o ir ao indie) ver numa sessão dupla 2 dos premiados....

"El Amarillo" Sergio Mazza


"Sergio Mazza capta o fluir do tempo, que se esconde nos povoados do interior da Argentina. Usando a câmara como um pintor usaria os pincéis, o seu estilo revela um agradável fluir de planos abertos, que nos vão introduzindo nas rotinas de La Paz, uma pequena localidade na Argentina. É aqui que vem parar Lucio, que, como um cão perdido, vagueia sem destino à procura de emprego. Em La Paz pára a sua busca... não porque tenha encontrado trabalho, mas sim porque fica hipnotizado pelas canções de Amanda, a dona de um bordel.O filme incorpora a natureza do lugar, onde o rio, os usos e costumes e o tempo da sesta definem o carácter das personagens."


A narrativa assume aqui quase um papel aparentemente secundário, e nem por isso, a primeira vista especialmente estimulante, mas o fluir dum tempo elementar, presente, lento, vagaroso e poético aliado a um jeito de reportagem documental confere talvez uma aura de cinema de autor a esta primeira obra do Argentino Sergio Mazza. Destaqueainda para a interpretação e música de Gabriela Moyano.


"Half Moon" Baham Gobadi


"Do internacionalmente aclamado realizador iraniano chega-nos um filme embebido em música. A história trágico-cómica de um antigo músico e da sua comitiva de dez filhos atravessando o Curdistão através da fronteira Irão/Iraque, para um último concerto, depois de muitos anos sem qualquer aparição pública: mas o velho músico insiste que a sua música precisa de uma voz feminina. Como tal têm de esperar sete meses enquanto tentam conseguir autorização para que uma mulher possa viajar com eles, mas como no Irão é proibido as mulheres cantarem, acabam por fazer a viagem ilegalmente...
Um filme recheado de momentos mágicos, músicas religiosas (regra geral cantadas por uma mulher) e as deslumbrantes paisagens do Curdistão iraniano. O filme tem muitas nuances “mozartianas”, não apenas no tema, mas também no tom, que vagueia entre a tragédia e a comédia."


A temática Curda é uma das essenciais preocupações do cinema de Gobadi, e entra neste half moon num registo menos político, menos sentimental, mais neutral digamos, que nos anteriores Tempo Para Cavalos Bêbados e As Tartarugas Também Voam. Belíssimos momentos os proporcionados por este filme, deixo aqui o link para uma entrevista a Baham Gobadi.

1 Comments:

Anonymous Anonymous said...

Fui ver "A Vida dos Outros" é brutaaal!
Beijos love :)

11:32  

Post a Comment

<< Home